
O fatiamento de um projeto 3D consiste em você fazer os últimos ajustes no projeto antes de colocá-lo na impressora 3D, existem vários quisitos que devem ser revisados antes do prosseguimento para a impressão e irei apresentar alguns que são básicos antes de toda impressão.
Quais programas podem ser usados?
Existem inúmeros programas que podem ser usados para esse processo como o Cura, Solidworks, CATIA, Solid Edge, Simplify3D entre outros modelos, que também conseguem ler o seu arquivo 3D que deve ser salvo em modelos de STL, M3F e OBJ.

Tela do Solidworks.

Tela do Simplify3D.

Tela do Cura.
Como devo preparar o meu arquivo?
Após entrar no programa de fatiamento de sua escolha, você deve ajustar o modelo da impressora conforme a que você estará ultilizando para que possa fazer as formatações do modelo 3D corretamente, podendo também ser ajustado de maneira personalizada para casos especificos de impressoras que não foram registradas no fatiador.
O próximo passo é verificar se o tamanho do modelo 3D está ajustado da maneira desejada visando também o posicionamento dele perante a área da impressora virtual vista no fatiador.
Verificar se o preenchimento da peça está na porcentagem desejada, o formato desse preenchimento e a espessura das paredes, é aconselhado colocar uma espessura mais grossa nas paredes para que a durabilidade e resistência do modelo sejam maiores.
Estar atento se será necessário o uso de suportes para que a qualidade da impressão será maior e para que não ocorra nenhum erro no meio do processo da impressão, sendo também possível personalizar os locais onde você deseja adicionar suportes, para melhorar a segurança do êxito do projeto. Outro fator a se verificar é a velocidade em que o projeto estará sendo executado para auxiliar na melhor qualidade do produto final.
logo após é só ir na opção “slice” e o próprio fatiador irá fatiar o seu projeto em camadas milimetricas que serão feitas pela impressora 3D para chegar no resultado final. Será possível ver também uma prévia do tempo de preparo da peça que será criterisado de acordo com as especificações citadas a cima, e então o seu projeto estará pronto e vc irá salva-lo no modelo chamado G-CODE que é o código que a impressora lê executando os movimentos para efetuar o projeto proposto.

Exemplo de um G-CODE.